segunda-feira, 19 de agosto de 2013

De tudo um pouco

Sexta-feira completamos 28 semanas (sim, acreditem - eu também tenho dificuldade de acreditar nisso ainda!) e, de acordo com meus aplicativos, entramos no terceiro, e último, trimestre de gestação. Só mesmo uma época tão maluca quanto a gravidez para distorcer uma ciência tão exata quanto a matemática. Acompanhem comigo: 1 trimestre equivale a 3 meses, correto? Ou seja, eu deveria entrar no terceiro trimestre quando completasse 6 meses de gravidez, faltando, portanto, 3 para o nascimento. Então teríamos as seguintes alternativas:

1) Se considerarmos que cada mês tem 4 semanas (o que sabemos que é errado), eu completaria 6 meses com 24 semanas, no dia 19 de Julho. Ok, não é o caso.

2) Se considerarmos que completo mês a cada "mesversário" da DUM (que foi em 01/02/2013) - e que é a conta que eu utilizo - eu completaria 6 meses no dia 01 de Agosto. Essa é a data que eu considero.

3) Se considerarmos que completo mês a cada "mesversário" reverso da DPP (a minha é 08/11/2013) - que é a data mais distante possível a ser considerada - eu completaria 6 meses no dia 08 de Agosto. Poderia ser uma alternativa também.

Agora, o que não faz o menor sentido é eu entrar no terceiro trimestre no dia 16 de Agosto, minha gente! Quem, quem inventou essas contas malucas, me diz? Pela minha contagem, nesse dia eu já estava de 6 meses e meio, como pode ainda faltar 3 meses para ele nascer? Ok, falta se ele nascer de 42 semanas, mas eles fazem essas contas baseados em uma gestação de 40 semanas, não? É pra gente ficar maluca, mesmo.

Bom, o que importa é que entramos na reta final. Mais uma vez, me pego na contagem regressiva pelas 12 semanas, cheia de expectativas e ansiedades também, mas completamente diferentes daquelas primeiras. Andei muito introspectiva nessas últimas duas semanas, e daí o meu sumiço. Revendo conceitos, chorando bastante, pensando no meu filhote e no que está por vir. Parece que estou em uma fase de TPM constante, uma autoavaliação forçada e necessária para me preparar para a chegada da pessoa mais importante da minha vida.

Ando às voltas também com alguns pensamentos sobre chá e quartinho, mas isso nem se compara à minha preparação emocional e psicológica. Se fazem parte, entram também em uma esfera de relativização, de prioridades. Gente, quem disse que era fácil ter um filho? Porque não é.

Mas não deixa de ser a experiência mais emocionante, apaixonante e deliciosa da minha vida. Meu filho já me ensinou muito mais do que pensei que aprenderia antes mesmo de nascer. Me lembro das palavras da Marina, de chorar com sua dor - que, como falei para ela, conheço, mas não conheço, porque é só dela - e de constatar toda a sua sabedoria. A gravidez realmente é uma época transformadora nas nossas vidas, e nem sempre só de sorrisos. Mas assim também aprendemos e crescemos.

E aí entro em um dos temas da Blogagem Coletiva que perdi. O que espero da maternidade? Nossa, se for me basear em tudo que já mudei na gestação, digo que qualquer coisa pode acontecer. Sinto que nasci para isso, agora. Espero ser cada dia melhor, saber reconhecer minhas fraquezas, aprender com meus erros. Espero entender meus limites sem sofrer com eles. Espero que o Bento tenha orgulho de mim. E espero que meu filho seja feliz! Isso me bastará.

Ninguém me contou que eu viraria outra pessoa com a gravidez, como perguntou a outra BC. Ninguém me contou que o banho viraria minha hora preferida do dia - quando canto para o meu filho, reflito, choro, me conecto com o Bento. Me contaram que essa seria uma época transformadora. Mas não tanto assim. E foi a melhor surpresa que eu poderia querer.

A casinha do Bento segue crescendo com tudo. Às vezes me assusto com seu tamanho e me pergunto: de onde surgiu essa barriga em mim de repente? Porque é essa a impressão que dá, que cresceu de um dia para o outro. E isso já tinham me contado, mas eu não acreditei. Olha só o barrigão com 27 semanas e 6 dias:

Barrigão


Eu emagreci bastante no começo da gravidez por conta dos enjoos, não tenho certeza se 5 ou 6 quilos, e até a última consulta do pré natal eu ainda estava 3 quilos abaixo do peso de antes de engravidar. Amanhã vou lá novamente e tenho quase certeza de que terei finalmente "empatado" com o meu peso original. Acho que está bom para 6 meses e meio, mas engordar 3 quilos em um mês foi a festa da uva, né não? Hahaha! Mas não me importo, só quero que meu pequeno esteja crescendo forte, saudável e feliz, como sempre digo a ele.

Nesse sentido, acho que tudo está correndo bem. Ele tem mexido bastante, o dia todo. E forte! Uma delícia!E fica bravo quando demoro a comer, viu? Tento comer sempre em intervalos de 3 horas no máximo e ele não tem muita paciência para esperar mais do que isso - logo começa a me chutar exigindo comida. Rs! Espero que ele seja bom de garfo - ou melhor, de peito! - assim depois de nascer.

Esse tema da amamentação, inclusive, tem sido uma das razões da minha aflição ultimamente. Um medo de não conseguir amamentar, de não saber como fazer. Aliás, medo de não saber fazer nada! Fora os sonhos recorrentes sobre o parto. Com vocês também é assim?

Ufa! A pessoa some e depois quer contar a vida em um só post. Desculpa aí, viu, pessoal? Era só saudade! :)