segunda-feira, 21 de abril de 2014

6 meses de Bento

Hoje, vejam bem, hoje, dia 20/04, meu pequeno completa 6 meses. Já disse que é hoje? E que eu estou postando no mesmo dia? Evolução, a gente vê por aqui. Que orgulho de mim mesma! Rs! Mas mais orgulho de mim eu estou sentindo é pelo meu príncipe. Meio ano de vida, minha gente! Coisa mais linda delícia desse mundo!

Nesse último mês notei um aprimoramento muito grande nas habilidades dele. Diferente do mês passado, em que ele aprendeu a fazer muita coisa nova, nesse ele está desenvolvendo esses aprendizados, afinando sua coordenação motora, tornando seus movimentos cada vez mais conscientes. Coisa linda de ver! Vamos às novidades do mês:

- A coisa mais linda deste sexto mês é que ele começou a dar beijo - e eles são quase que exclusivamente meus (a mãe pira!). Gruda no meu cabelo (ai), no meu pescoço (aiai) ou na minha bochecha (aiaiai) com aquelas mãozinhas gordas e unhinhas que crescem mais rápido que chuchu na cerca - não importa o quanto eu as corte, elas sempre estão grandes a ponto de me arranhar (e a ele também) - e me baba toda. Às vezes ele morde meu queixo com força (até dói um pouquinho!), às vezes só baba minha bochecha e às vezes chega até a chupar meu queixo. Rs! É a coisa mais gostosa do mundo! Eles vêm principalmente quando ele está no colo de outra pessoa e eu o pego, tipo matando as saudades. É muito amor!

- Descobriu meu cabelo de vez agora e vive no "segura peão" pendurado nele. Ah, e não adianta prender, não! Se estou com coque ou rabo de cavalo, ele puxa bem na nuca e acaba com o problema. Hehehe! Dói bastante, mas quando ele usa essa tática para me dar beijo ou um abraço apertado eu nem ligo.

- Ainda não dá os bracinhos quando quer ir no colo de alguém, só fez isso uma ou duas vezes. Mas demonstra bem claramente quando quer trocar de colo e se joga! Rs! Aliás, estranha bastante as pessoas, principalmente se está com sono. Se está no colo de alguém e eu passo perto, olha para mim e chora com uma carinha de sofrimento que eu quase morro de dó! Se a pessoa anda com ele para longe, tentando distraí-lo, então, ele vai olhando para mim e chorando... Meu coração parte, gente, sério! Parece que ele está me chamando e eu não estou atendendo, sabe? Logo ele se distrai e melhora, mas fico numa dúvida sobre o que fazer nesse momento, porque acho importante também ele aprender, aos pouquinhos, claro, a conviver com outras pessoas que não a mamãe. :/

- Ficou sentado sozinho pela primeira vez no dia que completou 5 meses, 20/03. Foi só um segundinho, mas de lá para cá já aprimorou bastante essa habilidade e está cada vez melhor na arte de sentar. Também já se joga para frente e deita de bruços quando está sentado e quer pegar alguma coisa. Mas ainda não consegue sentar sozinho quando está deitado.

- Está cada vez mais perto de engatinhar. Já rola de bruços para barriga para cima e vice-versa há um tempo, mas às vezes o bracinho ficava preso. Agora já tira o braço debaixo do corpo com facilidade, se arrasta pra frente e começou a levantar bastante o corpinho esticando bem os braços. Percebi que o tapete de EVA que ele ganhou da vóva e do tio Mauricio ajudou bastante. Antes eu o deixava no edredom, em cima do porcelanato, e escorregava bastante, o que foi resolvido com o tapete. Ontem colocou as perninhas embaixo do corpo pela primeira vez, ficando em posição de engatinhar, por alguns segundos (e a mamãe estava lavando louça e perdeu esse momento, só o papai viu). Mas normalmente rola sem querer quando tenta dobrar as perninhas! Rs! Fica também bem nervoso quando tenta se locomover e não consegue.

- Adora segurar os pés, principalmente na troca de fralda. Outro dia chupou o dedão do pé até durante o banho! Rs! Isso significa recolocar as meias que ele tira mil vezes por dia.

- Continua lavando o banheiro durante o banho, seja no balde, seja na banheira. O balde, aliás, está cada vez mais apertado e logo teremos que aposentá-lo, o que dá dó, porque ele amaaa tomar banho lá. A nova mania é ficar em pé e fazer xixi quando o coloco lá! Rs! Fica em pé um tempão, até cansar e sentar para tomar banho.

- Está cada vez mais entendendo que o nome dele é Bento, mas acho que eu não ajudo muito, pq sempre o chamo de filho, docinho, piquitito, meu amor, etc, etc, etc sem fim. Hahaha! Também está cada vez mais risonho, e a vóva disse que ele virou um "ser que ri"! Lindo!

- Continua dormindo no berço, mas o sono dele varia. As fases de pico de crescimento e salto de desenvolvimento pegam muito aqui na questão sono (o apetite dele é sempre bom, ainda bem!), então é difícil dizer como é mesmo o sono dele. Mas no geral, tem acordado umas 2 vezes na noite. Ainda dorme no meu colo, mamando, mas tem aprendido a dormir sem mamar também - embora com alguma dificuldade. Dormiu algumas vezes no bebê conforto sem eu precisar me contorcer para amamentar com ele lá (uma mega vitória, visto que ele ainda odeia andar de carro) e dormiu uma vez no carrinho, enquanto passeávamos de manhã no condomínio! Fiquei tão, tão feliz! Eu parecia uma maluca, indo e vindo na frente da portaria, mas consegui. Ah, agora tem uma mania muito fofa de "fazer carinho" quando está com sono. Começa fazendo isso como um sinal de que quer dormir, abrindo e fechando as mãozinhas na orelha e coçando o olho. Depois, quando acorda levemente se o coloco no berço, faz carinho no colchão e dorme novamente. Lindo!

- Está cada vez mais falante e com o vocabulário mais diverso. Rs! Grita bastante, e não só quando está nervoso. Mais alto, mais baixo, muda a entonação. Repete sílabas, fala muito agu, mama, didi, nene, aiai e principalmente quando está chorando. Adoro quando fala "aididi" quando chora. Hehehe!

- Tem regurgitado, ou melhor, vomitado até, muito! Muito mesmo! Falei com a pediatra e a princípio ela voltou com o remedinho antroposófico de cólica que ele tomava quando menorzinho. Agora parece que deu uma melhorada, mas ele tem tido muitos gases e ficado uns dois dias sem fazer cocô às vezes, o que nunca acontecia. Outra coisa que tem piorado esses vômitos é o fato de ficar sentado também. É colocá-lo nessa posição que volta o leitinho azedo. Isso tudo o tem deixado bem chorãozinho, e com razão. Espero que passe logo, estou com medo de ser refluxo ou APLV, rezando para não ser!

- Por falar em pediatra, ainda não passamos lá com 6 meses, já que as consultas estão atrasadinhas. Mas da última vez que estivemos lá, ela comentou sobre começar a IA e vamos voltar lá essa semana para pesar e medir o pequeno. Como com 6 meses ele tem que tomar aquela vacina chata que dá reação, além da rotavírus que pode causar vômito e diarréia, resolvemos (marido e eu) antecipar a primeira frutinha em 4 dias e demos um purêzinho de maçã no dia 16 para podermos avaliar se ele teria alguma alergia. Gente, que sucesso! Ele simplesmente amou! Eu tentei dar só algumas colheradinhas para ele provar, mas ele chorou querendo mais! E assim foi nos outros dias também, no terceiro dia já comeu 1/4 de maçãzinha cozida e acho que comeria mais se eu desse. Hoje demos mamão para ver se ajuda a soltar o intestino e foi mais sucesso ainda, enquanto eu raspava a fruta ele já estava chorando que queria mais! Rs! Nunca fez nem careta, não estranhou o sabor, nada. Espero que continue assim com as papinhas salgadas.

- Como eu falei no começo do post, está com a coordenação cada vez mais desenvolvida. Aprendeu que muitos brinquedos fazem barulhos quando chacoalhados, e agora os balança para cima e para baixo com muita força. Se empolgou tanto com essa descoberta que agora sacode os bracinhos o tempo todo, batendo na barriga. Amor meu! Também já consegue segurar um brinquedo com cada mão, batendo um no outro, ou batendo no chão, e troca os brinquedos de uma mão para a outra. Também está conseguindo colocar tudo o que vê na frente com muita facilidade na boca e pega coisas cada vez menores (o que é um perigo quando juntamos essas duas habilidades! Rs). Ontem, em um aniversário, segurou uma bexiga pela cordinha e eu fiquei muito orgulhosa! Se divertiu todo com o balão e o chacoalhava feliz da vida, hipnotizado.

- Por último, finalmente... Rs! Caiu pela primeira vez. E eu quase morri de culpa, e de tristeza, e de dó. Foi logo depois que fez 5 meses. Dei banho de balde nele e o coloquei no trocador em cima da cômoda. Abri a gaveta da cômoda e, quando me abaixei para pegar o body na gaveta, ele caiu lá dentro. Vejam bem, eu não me afastei da cômoda um só segundo! Eu simplesmente tirei a mão dele para pegar o body de dentro da gaveta da própria cômoda e ele caiu na gaveta. Gente, que desespero! Por um segundo ele ficou quietinho e eu quase morri. Meu coração veio na boca, o peguei da gaveta e aí sim ele abriu o berreiro. Como bateu o narizinho, ficou com uma marquinha vermelha no local e o olhinho direito roxo. Liguei para a pediatra e ela me acalmou, dizendo que nessas situações tem que socorrer mais os pais do que os filhos! Rs! Coloquei gelo e no dia seguinte quase não dava mais para ver, mas eu sabia que estava lá... Tadinho do meu filhote com essa mãe desastrada!

Quanta coisa! E pensar que só faz 6 meses que eu descobri o maior amor do mundo. E pensar que já faz 6 meses que este pequeno nasceu naquele dia 20 de outubro. E pensar que eu aguentei ficar sem ele por 27 anos. E sorrir ao pensar que ainda temos uma vida inteira pela frente!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

5 meses de Bento

5 meses!


Tá, aí a pessoa vai postar sobre os 5 meses do pequeno quando ele já está com quase 6 (ele fez 5 meses dia 20/03, para as meninas que perguntaram!). Bonito, né? Não, bonito não, lindo está esse meu bebê. <3 Jurei pra mim mesma que vou escrever mais sobre esse meu sumiço. Prometi que irei, mas não estipulei prazo, então aguardem cenas dos próximos capítulos.

Mas vamos lá. Este quinto mês de vida foi o que mais trouxe mudanças no desenvolvimento do meu pequenino. Cada dia é uma novidade e ele se desenvolve no mesmo ritmo em que consegue derreter meu coração. A cada sorriso, gargalhada, olhar. Amor, amor e amor.

Com 5 meses o Bento:

- Pesou 7.225kg e mediu 66,5cm. Na verdade, as consultas dele estão sendo sempre meio atrasadas, então estas medidas foram já com 5 meses e meio.

- Rolou pela primeira vez, de costas para bruços, no dia 01/03. Antes ele ameaçava, tentava e parava no meio do caminho, mas finalmente conseguiu. Isso se estende também para a hora do banho: adora ficar virando pra lá e pra cá dentro da banheira, o que torna o banho mega divertido pra ele - e nem tanto pra mim.

- Começou com uma mania de pegar no pipi quando eu abro a fralda. Vive com a mão nas partes baixas. Rs! Mas ele puxa com uma força tão grande que dá até aflição!

- Conversa que só e o vocabulário está cada vez mais amplo: gol, angu, guei, ou... Fora a babação, bolinhas de cuspe e o barulhinho que ele faz com a garganta que é impossível de descrever - mas eu vou tentar! Rs! Parece um grgrgrgr.

- Faz muita força para sentar, principalmente quando seguro as mãozinhas dele.

- Está aprendendo a ficar mais no carrinho e no bebê conforto e algumas vezes até fica quietinho no carro sem que eu precise dar mamá com ele na cadeirinha. Mas é só às vezes. Rs!

- Descobriu os pés com tudo agora e vive segurando-os, principalmente quando estou trocando sua fralda. Descobriu também os brinquedos de banho, um patinho e um livro que ele ganhou da minha mãe. Outro dia eu estava sozinha dando banho e resolvi dar o patinho pra ele, que já estava meio nervoso de sono. Pra quê? Ele tentava colocar o pato na boca, e quando não conseguia, abria o berreiro! Patinho abolido por aqui por enquanto! Rs! O mesmo aconteceu no dia que eu liguei o chuveirinho no banho e ele surtou, chegava a tremer de emoção ao ver a água saindo daquele negócio de metal esquisito. Até que eu desliguei água e quase fiquei surda com os gritos dele.

- Aliás, continua amando banho. De manhã, o banho é de balde, que ele ama. Já fica lá "sozinho" (leia-se: não preciso mais segurá-lo dentro do balde, ele fica sentadinho, mas eu estou sempre com a mão na borda e não saio de perto nem por um nanosegundo). Mas ainda detesta colocar roupa, principalmente o body, depois do banho. Quer dizer, ele detesta colocar body em qualquer momento da vida dele.

- Continua não gostando de chupeta e tendo ânsia com a plasticuda. A mão também causa esse efeito às vezes, quando ele tenta colocá-la inteira na boca.

 - Dormiu no berço sozinho pela primeira vez! Quer dizer, tem dormido no berço sempre agora - nem tanto nas sonecas diurnas. Foi uma junção do útil ao agradável: ele estava ficando grande para o moisés e nós estávamos atrapalhando o soninho dele. No começo foi difícil, ele estava no pico do salto de desenvolvimento e acordava muito. Mas logo melhorou e agora estamos nos habituando. Vira e mexe chegamos lá e ele está atravessado, virado, de ponta cabeça... Rs! Outro dia cheguei lá, assustada por já ser 7h30 da manhã e ele ainda não ter acordado, quando me deparo com o pequeno todo feliz, brincando e conversando sozinho no berço. <3

- Toma remedinho antroposófico desde os 15 dias de vida, dissolvido no leite materno e adora. Até aí, sem novidades. O fofo é que agora ele já sabe quando vê a colher, e abre a boquinha todo feliz para tomar (e tenta pegar a colher, claro, o que vira e mexe faz com que tenhamos que colocar o remédio de novo). Torço para que essa intimidade com a colher facilite a introdução alimentar por aqui ;)

- Brinco de beijar a barriguinha dele e ele morre de rir, gargalha mesmo. Sempre faço um barulho, como quem toma ar, antes de fazer as cosquinhas e ele já sabe: é só eu fazer o barulho que ele já se encolhe todo e ri, esperando a brincadeira. Coisa mais gostosa!

- Adora os beijos da mamãe, e eu adoro mais ainda dá-los!