segunda-feira, 19 de agosto de 2013

De tudo um pouco

Sexta-feira completamos 28 semanas (sim, acreditem - eu também tenho dificuldade de acreditar nisso ainda!) e, de acordo com meus aplicativos, entramos no terceiro, e último, trimestre de gestação. Só mesmo uma época tão maluca quanto a gravidez para distorcer uma ciência tão exata quanto a matemática. Acompanhem comigo: 1 trimestre equivale a 3 meses, correto? Ou seja, eu deveria entrar no terceiro trimestre quando completasse 6 meses de gravidez, faltando, portanto, 3 para o nascimento. Então teríamos as seguintes alternativas:

1) Se considerarmos que cada mês tem 4 semanas (o que sabemos que é errado), eu completaria 6 meses com 24 semanas, no dia 19 de Julho. Ok, não é o caso.

2) Se considerarmos que completo mês a cada "mesversário" da DUM (que foi em 01/02/2013) - e que é a conta que eu utilizo - eu completaria 6 meses no dia 01 de Agosto. Essa é a data que eu considero.

3) Se considerarmos que completo mês a cada "mesversário" reverso da DPP (a minha é 08/11/2013) - que é a data mais distante possível a ser considerada - eu completaria 6 meses no dia 08 de Agosto. Poderia ser uma alternativa também.

Agora, o que não faz o menor sentido é eu entrar no terceiro trimestre no dia 16 de Agosto, minha gente! Quem, quem inventou essas contas malucas, me diz? Pela minha contagem, nesse dia eu já estava de 6 meses e meio, como pode ainda faltar 3 meses para ele nascer? Ok, falta se ele nascer de 42 semanas, mas eles fazem essas contas baseados em uma gestação de 40 semanas, não? É pra gente ficar maluca, mesmo.

Bom, o que importa é que entramos na reta final. Mais uma vez, me pego na contagem regressiva pelas 12 semanas, cheia de expectativas e ansiedades também, mas completamente diferentes daquelas primeiras. Andei muito introspectiva nessas últimas duas semanas, e daí o meu sumiço. Revendo conceitos, chorando bastante, pensando no meu filhote e no que está por vir. Parece que estou em uma fase de TPM constante, uma autoavaliação forçada e necessária para me preparar para a chegada da pessoa mais importante da minha vida.

Ando às voltas também com alguns pensamentos sobre chá e quartinho, mas isso nem se compara à minha preparação emocional e psicológica. Se fazem parte, entram também em uma esfera de relativização, de prioridades. Gente, quem disse que era fácil ter um filho? Porque não é.

Mas não deixa de ser a experiência mais emocionante, apaixonante e deliciosa da minha vida. Meu filho já me ensinou muito mais do que pensei que aprenderia antes mesmo de nascer. Me lembro das palavras da Marina, de chorar com sua dor - que, como falei para ela, conheço, mas não conheço, porque é só dela - e de constatar toda a sua sabedoria. A gravidez realmente é uma época transformadora nas nossas vidas, e nem sempre só de sorrisos. Mas assim também aprendemos e crescemos.

E aí entro em um dos temas da Blogagem Coletiva que perdi. O que espero da maternidade? Nossa, se for me basear em tudo que já mudei na gestação, digo que qualquer coisa pode acontecer. Sinto que nasci para isso, agora. Espero ser cada dia melhor, saber reconhecer minhas fraquezas, aprender com meus erros. Espero entender meus limites sem sofrer com eles. Espero que o Bento tenha orgulho de mim. E espero que meu filho seja feliz! Isso me bastará.

Ninguém me contou que eu viraria outra pessoa com a gravidez, como perguntou a outra BC. Ninguém me contou que o banho viraria minha hora preferida do dia - quando canto para o meu filho, reflito, choro, me conecto com o Bento. Me contaram que essa seria uma época transformadora. Mas não tanto assim. E foi a melhor surpresa que eu poderia querer.

A casinha do Bento segue crescendo com tudo. Às vezes me assusto com seu tamanho e me pergunto: de onde surgiu essa barriga em mim de repente? Porque é essa a impressão que dá, que cresceu de um dia para o outro. E isso já tinham me contado, mas eu não acreditei. Olha só o barrigão com 27 semanas e 6 dias:

Barrigão


Eu emagreci bastante no começo da gravidez por conta dos enjoos, não tenho certeza se 5 ou 6 quilos, e até a última consulta do pré natal eu ainda estava 3 quilos abaixo do peso de antes de engravidar. Amanhã vou lá novamente e tenho quase certeza de que terei finalmente "empatado" com o meu peso original. Acho que está bom para 6 meses e meio, mas engordar 3 quilos em um mês foi a festa da uva, né não? Hahaha! Mas não me importo, só quero que meu pequeno esteja crescendo forte, saudável e feliz, como sempre digo a ele.

Nesse sentido, acho que tudo está correndo bem. Ele tem mexido bastante, o dia todo. E forte! Uma delícia!E fica bravo quando demoro a comer, viu? Tento comer sempre em intervalos de 3 horas no máximo e ele não tem muita paciência para esperar mais do que isso - logo começa a me chutar exigindo comida. Rs! Espero que ele seja bom de garfo - ou melhor, de peito! - assim depois de nascer.

Esse tema da amamentação, inclusive, tem sido uma das razões da minha aflição ultimamente. Um medo de não conseguir amamentar, de não saber como fazer. Aliás, medo de não saber fazer nada! Fora os sonhos recorrentes sobre o parto. Com vocês também é assim?

Ufa! A pessoa some e depois quer contar a vida em um só post. Desculpa aí, viu, pessoal? Era só saudade! :)

22 comentários:

  1. Loroooca, que saudade!! A barriga tá linda, e é bom saber que o Bento está grande e forte =D Eu, no auge das 36 semanas tenho pavor ao pensar na amamentação. É serio, posso ter o parto normal sem anestesia que tenho coragem, mas amamentar, ain, meeeedo! Meeedo do leite não descer, do bebe berrar de fome, de ir pro LA e por lá ficar =/

    Mas, vamos ter fé e pensar positivo que tudo se ajeta nehh? como faziam antes de existir LA? tinha que ser no peito, de qualquer jeito!

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  2. Loroca, primeiro de tudo tá linda =)!
    Por aqui tbm é assim, vivo uma TPM constante e a amamentação tbm mexe muito comigo, mais até que o parto!
    Fique tranquila, na hora o instinto aflora e saberemos certinho o que fazer!
    Bjuss p/vcs!

    ResponderExcluir
  3. Gente, esse negócio de meses é realmente uma incógnita pra mim! Por isso que é melhor contar em semanas, né? Um pouquinho mais preciso, rs

    Que linda a barrigaaa!!! :D
    Que bom saber que tá tudo bem!

    E ooowwnn!! morri sendo citada aqui!! rs
    obrigado pelas palavras, querida! Realmente, esses pequenos nos ensinam muito, e ainda bem que sabemos reconhecer e que estamos abertas a isso.

    Quanto à amamentação, se você sente alguma insegurança, informe-se! Leia bastante sobre isso desde já, relatos e tudo mais, e procure confiar no seu corpo, ele está gerando uma outra vida, vai pari-lo, então certamente é super capaz de nutri-lo também :)

    Beijo beijo!

    ResponderExcluir
  4. Que barrigão lindo!!!!
    Adoro ler os posts das gravidinhas desse mundo blogstico!!! Me delicio com as experiências heheee e já aprendi que os hormônios e humores vão de zero a milhão em segundos ne?! mais mesmo assim deve ser tudo muito bom!!! =)
    Bjus e apareça mais vezes!!!
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Sua barriga está linda! :)

    ResponderExcluir
  6. Oii Loo, tudo bem? que bom ter suas noticias =)
    E melhor ainda saber q estamos "juntas" nessa fase, eu faço 28 semanas nessa quarta.
    E o Meu Guilherme está previsto para o dia 13 de novembro *-*
    Bjuuuusss
    http://jessicaegregory.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Casinha linda do Bento, amei ver sua barriga crescendo!!
    E agora é reta final querida!!

    Tb sou super insegura qto á amamentação, mas procuro ler tdo que vejo sobre o assunto!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. E essa unha vermelha puro luxo?? Linda de mais (aquela que repara nas coisas)
    E esse barrigona??? E esse tempo que voa pra todo mundo menos pra mim? Daqui a pouco o Bento tá aí....ai meu Deus...já até sinto cheirinho de bebê!!!!

    Eu estava bem tensa com a amamentação, mesmo tendo tido MUUUITO leite da outra vez, tomei remédio pra secar, mas mesmo assim fiquei quase 10 dias lactando pra caramba, mas há umas semanas comecei a vazar igual a uma vaquinha leiteira...toda amanhã acordo com colostro pingando e aquele cheirinho de leite azeda, um charme!!! Meu medo agora é a pega....não saber colocar o guri na posição certa....essas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, como você eu também reparei! Mas acho que é pink puro luxo! ;)

      Excluir
    2. Meninas,

      É vermelho mesmo, e mais clássico impossível: Gabriela! Rs!

      Beijos

      Excluir
  9. Oi, minha querida!!
    Eu fico louca louca com essas contagens, porque nunca batem!
    Eu conto pela DPP e vou diminuindo os meses :)
    Pelo meu cálculo, completei 6 meses e entrei no sétimo mês no dia 16/08, já que a minha DPP é 16/11.
    É muito bom estar no último trimestre, né?
    Eu estou bem feliz e ansiosa.
    Adorei tuas notícias e a tua fotinho. Eu estou enorme, já engordei 12 quilos e estamos na mesma fase da gestação! Quando vejo alguém que engordou pouco como você fico até nervosa, hahaha. Mas depois passa. E os quilos também devem ir embora logo (assim espero, hehe).

    Beijoca, queri!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, essas contas da gravidez só deixam a gente mais confusa... e os meses que tem 5 semanas??? hahaha vai entender...
    Mas eu tbm considerei 3º trimestre quando entrei na 28ª semana...
    Contagem regressiva agora, né...

    Beijoos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu já desisti de contar semanas X meses, mta confusão! hahaha Quando me perguntam, eu só digo que: é pra novembro! rsrsrsrs
    Essa questão ´psicológica, pra mim ainda não bateu. das duas uma: ou eu sou MUITO desencanada, ou não caiu minha ficha ainda!!!rsrsrsrs De qualquer forma, parasitinha está se desenvolvendo cada vez mais e sinto ele cada vez maior, pode isso, Arnaldo? rs
    AAAh, sua barriga tá linda tb!!! mto fofa!!! :-D
    bjssss
    Carol
    www.meuparasita.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Loroca! Que barriga linda! Adoro barrigão de grávida! Ainda não to grávida (ou talvez esteja mas só farei o teste no fim de semana!), mas posso te dizer que essa TPM constante é normal, já que seus hormônios estão a mil + nervosismo. Quanto à amamentação, também é normal essa ansiedade toda. Você pode ler e devorar todas as leituras sobre a amamentação que ainda assim pode haver surpresas. É porque varia muito, tem mulher que empedra o leite demais, que dá mastite, que machuca, tem outras que se surpreendem pela facilidade que é pra elas. De toda forma é bom saber o jeito que a boquinha do bebê deve pegar o peito (não é só o bico do peito, ele tem que pegar tudo), e também é bom contar com a ajuda de uma enfermeira ou mesmo de alguma amiga sua na hora. Estou aqui torcendo por você!
    Beijos,
    Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Essas contas são meio loucas mesmo! Eu particularmente estou me deixando guiar pelos e-mails que recebo do baby center, só pra ter uma noção, sabe porque? minha sobrinha nasceu 3 semanas antes das contas da médica, com 37 semanas, parto normal, aí nem piro nisso de data...

    Menina essas barrigas me assustam! a minha também está enorme, ruim pra dormir... Mas é uma delícia! a hora do banho tb é minha preferida! :)

    Não tenho medo de amamentar acredita? Esse é um dos momentos que mais espero! Tenho medo do parto em si, estou orando desde já! ai Senhor...

    bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi Flor....eu sumi um tempo e agora venho aqui e vc já esta com 28 semanas...nossa que maravilha...estou muito feliz por vc...já esta quase chegando a hora....Bom demais!!!Bjs!!!

    ResponderExcluir
  15. Adoooro foto de barriga, de perfil e se tiver de camisa coladinha, então? :) Tá linda, Loroca!
    Essas contas são super doidas mesmo! Agora quando me perguntarem de quantos meses eu estou, vou responder que nasce em novembro - afinal, é a única certeza que eu tenho! huahauauhauhauhauhauah
    Emoções, emoções... Deveria ser nosso sobrenome! Alegria INTENSA, tristeza INTENSA, preocupação INTENSA! Tudo elevado ao cubo! Mesmo assim, acho que vou sentir saudades...
    Bjs, vê se não some!

    ResponderExcluir
  16. Loroca,

    Posso falar?! Que barriga mais linda!
    Deus abençoe vcs, sempre!

    Bjosssssssss

    ResponderExcluir
  17. Oi Loroca tudo bem ? Super amei seu blog,me identifiquei bastante com você,tambem tenho SOP e ao ver os seus relatos e ver que seu anjinho chegou,encheu meu coração de esperança *--*
    Sou tentante a 1 ano e muiito confiante que logo meu positivo vai chegar, estou te seguindo,se quiser venha conhecer meu cantinho tambem *--*
    Estou acompanhando seu blog,adorei tudo!
    Gostaria de saber se você me autoriza divulgar o texto : Carta para o negativo,no meu blog?
    Beijos e que Deus abençoe muiito vc e sua familia *--*
    simplesedocebyleh@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Lembrei de vc com essa postagem...
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/2013/08/decoracao-quartinho-de-bebe-de-menino.html

    Vaí lá dar uma olhada...

    beijooos

    ResponderExcluir
  19. A barriga ta realmente muito linda!!! Ta pertinho.

    ResponderExcluir
  20. Oi Loroca, tudo bem? Essa semana o tema da blogagem coletiva foi meu e para o tema da semana que vem indiquei você....

    Beijos!

    www.tudosobrebabies.blogspot.com

    ResponderExcluir