sexta-feira, 22 de novembro de 2013

1 mês de Bento


1 mês!

Quarta-feira, dia 20/11, meu Bento fez 1 mês de vida. Posso dizer que este foi o mês mais incrível da minha vida. Que coisa louca é ser mãe - aliás, que coisa louca me dizer mãe - e não sou só eu que acho. Outro dia liguei na pediatra para marcar a consulta dele e marido ficou doido quando me ouviu dizer: é a mãe do Bento. Todo mundo se adaptando, assim é a vida de mãe.

 O que posso dizer destes 30 dias? Posso dizer que parece que duraram uma vida inteira. É tudo tão intenso, sinto que o tenho na minha vida desde sempre - e, sinceramente, não sei como vivi até hoje sem ele. Vivo em uma euforia constante e o sorriso me vem fácil quando, por um momento, me lembro que ele está aqui. Meu Bento, meu abençoado, o grande amor da minha vida.

 Quantas lágrimas já derramei desde a sua chegada? Nem sei e, sinceramente, nem quero saber. O que importa é que a grande, imensa maioria delas foi de amor. Não por amor, DE amor. De encher os olhos só de olhar para ele e amar, imensamente, intensamente. Amor de cada pedacinho do meu corpo por cada pedacinho do seu. Sinto que nasci para isso, ser mãe. Não posso dizer que tudo são flores, que é sempre fácil. Dividir o colo, ouvir conselhos, lidar com a culpa - ufa! Mas posso dizer, sem sombra de dúvidas, que é delicioso e muito, muito recompensador. Ver aqueles olhinhos brilhantes me olhando enquanto amamento, sentir aquelas mãozinhas tão pequenas, que ora seguram meu braço, ora acariciam minhas costas, é a melhor sensação do mundo. Descobrir o amor, de novo, e de novo, e de novo.

 A chegada dele na minha vida foi como sua gestação: tranquila, esperada, plena. E assim temos passado nossos dias. Com muitas dúvidas ainda, mas aprendendo sempre. Aprendendo a confiar em mim, nos meus instintos, nas minhas certezas, no meu leite. Aprendendo a confiar nele e na sua saúde. Aprendendo a aprender, juntos. Como sempre estaremos. :)

 Fatos marcantes deste primeiro mês:

 - Trocar a fralda era o pior momento para mim, desde o nascimento. O Bento foi acompanhado por uma pediatra humanizada no parto, então não foi aspirado quando nasceu. Não sei se por isso, mas ele nauseava muito nas trocas de fralda e engasgava. Meu Deus, que desespero! Fora o taaaanto que ele chora para trocar a fralda e os banhos de xixi que ele adora dar em quem estiver por perto. Agora ele está aprendendo e até fica quietinho em algumas trocas mas, no geral, detesta este momento.

 - O primeiro banho (de balde) foi dado pela pediatra na maternidade. No início ele odiou, chorava, berrava, esperneava e nada de acalmar. Morremos de rir com a pediatra, que dizia: isso mesmo, eu gosto de gente que reclama! Rs! Depois ele foi relaxando, relaxando e aprendeu a gostar. Mas que fique bem claro: ele só gosta do banho em si. O momento de tirar a roupa antes do banho e o colocar a roupa depois do banho ainda são regados a muito choro e protestos.

 - Agora temos alternado os banhos: alguns dias são na banheira, com o apoio para RN, outros são no balde. Mas ele curte muito mais o ofurô e agora já está até aprendendo a ser sapinho. Fica paradinho, concentrado, com a carinha mais linda do mundo e, de repente... pula! Já está fazendo a maior molhadeira no banheiro e me deixando bobinha de amor.

 - Não é só na troca de fraldas que ele gosta de fazer xixi - enquanto lavo a cabecinha dele, ainda fora do banho, ele também me brinda com seus xixis. Fora as (muitas) vezes que faz cocô dentro do banho (ou a vez que ele fez no chão do banheiro - e na minha camisola toda - logo depois que o tirei do balde) e nos obriga a dar banho de novo. Outro dia a água suja de cocô voou no olhinho dele e ficou vermelhinho :(

 - O umbigo caiu com 10 dias de vida.

- Nasceu sem cílios e sem sobrancelha. Os cílios nasceram logo e agora os olhinhos já estão cheios, mas as sobrancelhas ainda estão ralinhas.

 - Ele mama MUITO! Mas muito mesmo. Se está acordado, provavelmente estará mamando. Às vezes está mamando dormindo também. Rs! No começo, amamentar foi muito difícil e dolorido, meu seio sangrou e amamentei chorando muitas vezes. Mas nunca chegou a empedrar ou vazar (o que rendeu muitas dúvidas em relação à qualidade e quantidade do meu leite - especialmente dos palpiteiros de plantão). Mas agora está tudo correndo às mil maravilhas e isso se reflete no seu peso, vejam só a evolução do meu bezerrinho: 
Peso do nascimento: 2.725 kg, com 47,5 cm
Peso ao sair da maternidade: 2.620 kg
Peso com 11 dias (primeira consulta na pediatra): 2.840 kg (o esperado era que ele recuperasse o peso do nascimento em 15 dias e ele ultrapassou essa marca com 11!)
Peso com 1 mês e 1 dia (segunda consulta na pediatra): 3.650 kg, com 54 cm

 - Percebo que alguns dias são mais difíceis que outros, com mais choro, mais demanda de peito, e acho que se deve aos tais picos de crescimento. As temidas cólicas também já deram as caras por aqui, mas ainda não descobri o que as causa. Estamos desconfiando do suco de laranja e já parei de tomar - torçam para que seja isso!

 - Ele chora MUITO alto, principalmente quando fica muito nervoso, e fica todo vermelho. Às vezes ele até grita, literalmente, enquanto chora e dá umas tossidinhas. É a coisa mais fofa do mundo, mas muito desesperador também. Adoro cada barulhinho que ele faz, principalmente o final do chorinho, quando ele percebe que vou dar o peito, e faz um aham, aham. Aí pega o peito, mas logo larga, dá mais uma reclamadinha como quem diz "demorou, hein?" e só então começa a mamar.

 - Hoje já notei uma diferença no comportamento dele. Está mais alerta, apesar de sempre ter sido curioso, e começou a fazer mais barulhinhos além do choro. Também achou meu cabelo (ui!).

 - Ficou levemente amarelinho, mas não precisou tomar banho de luz. Levo ele para tomar sol na área de lazer do prédio e ele adora, se esparrama todo e dorme.

 - Sorri dormindo e às vezes se assusta no sono, abrindo os bracinhos de repente.

 - Tem a boquinha do papai e o queixinho da mamãe. O resto ainda não identificamos.

 - Tem os pezinhos mais gostosos e mordíveis do mundo!

Pezinhos do papai

Quanto à mamãe: com 15 dias já tinha perdido 7kg. Como eu terminei a gravidez só com 1kg a mais do que quando engravidei, estou no lucro! O tal do baby blues, que tanto me assombrava, não apareceu por aqui, graças a Deus! Acho que isso se deve, principalmente, ao sucesso da amamentação e o grande apoio e amor que recebi e ainda recebo do marido e da família.

 E para terminar: parabéns à Marina e Laura pela gravidez! Fiquei radiante com as notícias! E parabéns também à Naty Mary pela chegada da Elis e à Marayza pelo nascimento do Luiz Gustavo. Muita saúde para vocês!

 Logo volto com o relato do parto.

15 comentários:

  1. Que bom que esta tudo bem com vocês.
    Fico aguardando o relato do parto.

    Beijos,
    Nana

    ResponderExcluir
  2. Lindas palavras ganhou rapidinh o peso ele q b8boom .
    Quanto ao sacode laranja qual vc está tomando? Tome a lima ! Bjooo

    ResponderExcluir
  3. Nossa, vi o João no começo... os choros pra trocar de roupa, no banho.... agora é só festa, mas o 1° mês foi punk! Se bem que era frio né? aqui no sul abril já tava bem frio esse ano!

    Tem dias realmente que são mais difíceis mesmo... mas tudo compensa né? Tudo vale a pena!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Loroca, obrigada!!!

    e que pézinho lindo!!!!! eu amo pé de bebê! Imagina como meu filho vai sofrer...rsrs

    beijo

    ResponderExcluir
  5. ownnn minha amiga,lindo lindo lindo........e o pé fofo..ai que vontade de morder.....Deus abençoe cada dia de vida do seu pequeno. bjinhos Lo!!!

    ResponderExcluir
  6. Pézinhos gostosos!! Eu amo pézinho de bebê !!
    Amei seu post tão cheio de amor!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Quanta saudade dos seus textos, menina!
    Feliz pela sua felicidade! A gente entende que não dá pra ficar vindo aqui contar tudo toda hora!
    Bjos na família aBENTOada!
    :)

    ResponderExcluir
  8. oi loo, menina passa muito rapido né. eu tambem to me assustando minha baby ja esta com 2 meses(completos amanhã) e mto gostoso né. curta pois passa rapido.

    ResponderExcluir
  9. Pés mais deliciosos tem o Bento!!!!
    Lorocaaaa saudades de você....Bjuss
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oun que pézinhos deliciosos, que vontade de morder...Esse Bento é mesmo um gatão, muito lindo!Bjuss

    ResponderExcluir
  11. oi!!
    Que bom que ficamos atualizadas com as notícias do Bento!
    adorei saber das peripécias dele!!
    A minha Clarinha também gosta só do banho, chorando nas trocas de roupa! Tomara que eles acostumem logo, né?

    beijão!!

    ResponderExcluir
  12. Oiii! Sou nova por aqui! Que post mais lindooooo! Parabéns pelo bebezinho!

    Beijão!

    http://embrevemamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ai que amorzinho, um bebê nos muda completamente, né?! ♥

    ResponderExcluir
  14. Loroca com muito atraso te parabenizo pela chegada do Bento e por essa nova Loroca que nasceu.
    Te desejo tudo de melhor !
    Adorei ler o seu relato de um mês, parece que faz tanto tempo que vivi isso...tamanha intensidade, mas não Lorenzo está com 4 meses e também ainda me brinda com banho de xixi a cada troca de fraldas...hehehe.
    Muita saúde, luz e amor para o Bento (amei o nome também) !

    beijos mil

    ResponderExcluir
  15. Loroca, que saudade!!!
    É muito bom ter notícias suas e do Bento!!
    Só imagino a felicidade que vocês devem estar agora.
    Estou muito, mas muito feliz por vocês! De verdade!
    Beijão e que cada dia seja ainda melhor que o anterior <3

    ResponderExcluir