sexta-feira, 7 de março de 2014

4 meses de Bento

4 meses!


No dia 20 do mês passado, meu pequeno fez 4 meses de vida. É muito engraçado, os 2 primeiros meses são longos, a gente está se adaptando e se conhecendo e tudo parece passar meio em câmera lenta. Depois disso... o tempo voa! E a gente só quer que ele passe mais devagar.

Sempre me falaram que depois dos 3 meses os bebês mudam da água pro vinho. Eu acreditava, mas não pensava que seria tão de repente assim! Escrevi o post passado no mesmo dia que o Bento fez 3 meses, e alguns dias depois, assim, de um dia pro outro, ele virou outro bebê! Então vamos às novidades deste mês:

- A mais marcante de todas, em vários aspectos, foi que ele teve uma otite. No dia 26/01 estávamos comemorando o aniversário do maridão e o Bento chorava muito, muito mesmo. Inexperientes, achamos que ele só estava chatinho, até que minha cunhada, super entendida de bebês, disse que era dor de ouvido. Corremos para o hospital, e a médica confirmou. Ele urrava, e eu chorava junto. Chorava de culpa, de dor, de compaixão, de desespero, de negação que eu teria que dar antibiótico para o meu pequeno, tão inofensivo. Tentei contato com a pediatra dele, principalmente para confirmar a necessidade de antibiótico, mas não consegui. Ante ao desespero dele, resolvi dar sem o aval dela mesmo e assim foi. 10 dias de amoxicilina (que o pequeno tomava com gosto na seringa, vale dizer - e que me deu a brilhante ideia de dar o leite assim também quando eu precisar sair, o que ainda não testei).

Este fato, logo no comecinho do quarto mês dele, trouxe alguns outros de brinde:

- Esta noite, acho que por um misto de cansaço e uma leve dopadinha de remédio, ele dormiu bem. E na próxima também, e na outra. Foi evoluindo, evoluindo, até que passou a dormir das 22h00 às 6h00! Gente, nem sabia que isso existia depois que a gente virava mãe! Mas existe, juro. Era heaven, paraíso, mil maravilhas. Até que...

- A pediatra dele, no dia da otite, pediu que eu passasse em consulta com ela após o término do antibiótico. Eu tentei, mas as consultas foram canceladas, pois ela estava atendendo partos. Como recebi indicação de uma pediatra super perto aqui de casa, resolvemos passar em consulta para verificar como estava o ouvidinho dele. Pra quê! Eu já estava com o pé atrás, e acho que tudo desandou a partir dali. Primeiro que a consulta atrasou horrores, o Bento já estava super impaciente na sala de espera, dormiu, acordou, se irritou. Até que entramos na sala e tudo piorou. Ouvi da médica que era a primeira vez que ela via um bebê de 3 meses com otite e, basicamente, que ele teve isso por culpa minha. Disse que mãe que amamenta tem que comer 5 frutas por dia, não pode comer quase nada com leite, que ele mamava muito porque minha alimentação é ruim (e não, não é!) e não o sustentava. Disse que eu emagreci muito e não posso perder mais 1 grama. Já não bastasse tudo isso, quando ela foi examiná-lo, ele abriu um berreiro sem precedentes, bem quando ela estava olhando o ouvidinho dele. Ele berrava tanto, mas tanto, que não tinha mais o que fazer para acalmá-lo. Eu tentei, marido tentou. Dei peito, cantei, balancei. E ele chorava, gritava, esperneava, se esticava. Eu comecei a chorar junto, não queria vê-lo sofrer assim. E a médica com cara de alface, dizia: "nossa, acho que ele está com dor. O que será?" Como disse meu pai, eu deveria ter respondido: "pois é, estou até pensando em procurar um médico para descobrir o que é!". Enfim, ela deu umas gotinhas de tylenol para ele, em um dado momento ele mamou, se acalmou e dormiu. Ela disse que era otite de novo, que deveríamos correr em um otorrino que ela indicou. Nós, com uma criança sem roupa (ele dormiu assim e não quisemos arriscar), enrolada num cobertor, sem carro, procurando um táxi para chegar ao otorrino no horário. Eu, me sentindo a pior mãe do universo. No caminho, liguei para a pediatra oficial dele e expliquei a situação. Ela me orientou a ir ao otorrino e depois ligar novamente.

A otorrino, óbvio, disse que não era otite nada e que não era nada raro bebês de 3 meses terem otite. Liguei para a pediatra e ela disse que já imaginava mesmo que não era uma nova crise - ou seja, por telefone ela sabia melhor o que ele tinha do que a outra pessoalmente. Ódio. Mas enfim. Essa noite, como eu já imaginava, ele dormiu super cedo por conta do remédio. E acordou de madrugada. E nossas noites no paraíso voltaram a ser um sonho distante e ele nunca mais dormiu a noite inteira. Oh, no!

- Fora isso, as cólicas realmente foram embora de vez, quase que magicamente. Teve um episódio só depois que fez 3 meses e, depois, never more! #todascomemora

- Depois do horror das reações da vacina dos 2 meses, resolvemos dar as de 4 meses, que são a segunda dose, em uma clínica particular. Que diferença! E que arrependimento de não ter feito isso da outra vez. Ele tomou uma picadinha só, ao invés das 2 que tomaria no posto, chorou só um cadinho na hora da picada e depois ficou só levemente febril, não teve febre e nem dor na perninha. Ufa! Assim eu estou aprendendo a lidar com este mal necessário e até segurei ele dessa vez.

- Quando colocado de bruços, já não reclama tanto, e rolou para ficar de barriga pra cima pela primeira vez! E mais algumas depois desta :)

- Ainda deteeeeesta ficar no bebê conforto e eu estou virando mestre em malabarismo e contorcionismo para amamentá-lo ali mesmo. Às vezes se acalma por uns 2 segundos com um brinquedo ou outro, principalmente com o macaco musical dele, cujo nariz acende. Mas aí ele tenta comer o nariz piscante do bicho, não consegue, e se irrita tudo de novo.

- Aprendeu a se "puxar" para baixo no banho. Dobra as perninhas e escorrega igual uma cobrinha, tornando esta hora cada vez mais divertida pra ele - e tensa pra mim.

- Passamos na pediatra bem atrasados esse mês, e a consulta dos 4 meses, que deveria ser por volta do dia 20/01, acabou acontecendo só em 04/03. E está tudo bem com o nosso pequeno! Cresceu 5 cm (!) e engordou 1 kg desde a última consulta, alcançando 65 cm e 6.725 kg.

- Está cada dia mais durinho, mais falante, mais sorridente, mais lindo, gostoso, cheiroso, gorducho da mamãe!

13 comentários:

  1. É horrível a dor de ouvido nos nossos pequenos né? Eu tbm já passei por momentos trágicos assinou, e pra ajudar meu filho ainda teve uma convulsão durante a otite. E esses médicos são tido babacas , fazem nos sentir as menas das menas mãe. Mas com o tempo vc vão se acostumando.
    Que delícia esse Bento. Já está virando um homenzinho :)
    Muita, mas mt saúde pra ele.
    Beijos
    Fernanda
    querouboumeucoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai, Ló! Que dó! Mas q bom q está tudo bem agora e que ele tá lindão.
    E que coisa né? A saga dos obstetras continuam depois com os pediatras. Oh Lord!

    ResponderExcluir
  3. Ow pecado =/
    e que pediatra mais sem noção dizendo q vc nao se alimenta q é culpa sua, meuu vc deve ter se sintido muito mal.
    Sinto muito amiga, mas espero q tudo tenhe passado, que foi só uma fase...
    Que dia que ele faz 4 mêses? O gui fez dia 04 , 4 meses, eles são bem proximos *-*
    Fiquem com Deus bjo

    ResponderExcluir
  4. Ah que delicia acompanhar o desenvolvimento do seu pequeno!
    Eh difícil demais vê -los sofrendo neh, aprendi isso na prática ...
    Então eh verdade q as coisas melhoramentos após o 3o mês?
    Acabamos de entrar nele, espero que seja verdade! rs
    Parabéns para o príncipe!!!!

    ResponderExcluir
  5. Hummm.. Lá em casa Zoe, com esses 4 meses endoidou na hora de dormir.. Dorme quase 12 horas, começa às 19h30 e vai até de manhã. Antes dormia perto da meia-noite, passou às 22h e agora 19h30! MEDO! rs

    Awheeemauê! rss
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu arrisco dizer que achar pediatra bom é pior que achar gineco, pq gineco é por um tempo menor de convivência, e tambem tá mexendo só com a gente né? Agora pedi, se traata mal seu filho, affff...
    Mas que bom que ele tá bem, vc tb, tá tudo mto bem, tdo mto bom, e ele tá suuuper fofo! Lindo lindo!

    Ahh, e suuper grandão né?! o guri vai ser alto!

    Beeeijos amiga!

    ResponderExcluir
  7. Oi Loroca!!!Nossa o Bento ja esta com 4 meses...que lindo!!!!Como passa rapido!!!!bjs

    ResponderExcluir
  8. Que horror essa pediatra! Tenta procurar uma pediatra plano B melhor, será a sua pediatra oficial não pode indicar? E ainda bem que esta sim é de confiança e você gosta dela.
    Beijo,
    Rita

    ResponderExcluir
  9. Que legal!
    Parabéns pelo 4° mês de vida!
    Eles mudam demais nessa fase, e ainda vai mudar mais :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. parabéns!!! meu bbzinho ainda odeia banho kkk um bj!

    ResponderExcluir
  11. Passa muito muito rápido mesmoooo!! Aproveita cada instante!!!

    ResponderExcluir
  12. Passa voaaaando. Parabéns para o Bento!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Temos que tentar sempre tirar o positivo das coisas: agora vc já é uma mãe mais expert, tipo sua cunhada! Tenho uma amiga que sempre me disse que maternidade e culpa andam necessariamente juntas. Infelizmente nos sentiremos mal quando algo de errado acontece com nossos filhos até morrer! O importante mesmo é o amor que vc sente e doa a ele.
    Bjs

    ResponderExcluir